
Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais
Modelagem Tridimensional com Drones Para Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais
A Facilit’Air emprega os Drones não somente como uma forma de inovação, mas como uma ferramenta de produtividade. Nós desenvolvemos e oferecemos soluções inteligentes com Drones para a otimização da indústria da Construção Civil.
Em função da Pandemia do Novo Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte decretou o isolamento social dos seus servidores, incluindo as equipes responsáveis pela fiscalização de obras. Dessa forma, através das Portarias SMPU Nº 022/020 e SMPU Nº 026/2020, a prefeitura disponibilizou um novo procedimento para a realização dos processos de fiscalização que viabilizou a continuidade da obtenção das Baixas de Construção mesmo durante a Pandemia.
O que mudou no processo?
Anteriormente, os fiscais se deslocavam até às obras para realizar as avaliações necessárias com o objetivo de verificar o atendimento às legislações aplicáveis, bem como a conformidade com o projeto aprovado. Com o novo procedimento, essas verificações passam a ser realizadas de duas formas:
- Modelagem Tridimensional (As-Built) e Relatório Fotográfico: os modelos tridimensionais obtidos através do mapeamento aéreo com Drones representam, com fidelidade, a edificação constrúida e permite, inclusive, a realização de avaliações dimensionais, tais como: afastamentos frontais, laterais e de fundos, altura total da edificação, altura máxima em divisas, cálculo de áreas permeáveis externas, etc. Já o Relatório Fotográfico permite uma melhor compreensão da edificação internamente através de fotografias específicas que comprovam a conclusão de áreas comuns, padronização de vagas de estacionamento e áreas de manobra, medições de pé direito de unidades por amostragem, etc.
- Videoconferência: após a análise e aprovação da documentação submetida, a Prefeitura agendará uma vídeoconferência com o objetivo de realizar verificações adicionais. A vídeoconferência é realizada através da plataforma Google Meet, onde, de um lado, o fiscal solicitará ao Responsável Técnico (RT) que demonstre a conformidade dos parâmetros desejados - medições amostrais de afastamentos, pé direito, padronizações de acessibilidade, etc. Caso alguma não conformidade seja identificada, o construtor será "notificado" e receberá um prazo adequado para a demonstração de adequação dos parâmetros indicados. Neste caso, um novo relatório fotográfico e uma nova videoconferência podem ser solicitados.
Conheça quais são as novas exigências
A Facilit'Air é pioneira no atendimento aos novos requisitos para a Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais e já contribuiu para a obtenção da Baixa de Construção de diversas construtoras em Belo Horizonte.
Você ou a sua construtora desejam suporte técnico especializado para a obtenção da baixa de construção? Fale com a nossa equipe. Os nossos especialistas estarão à disposição para melhor orientá-lo(a) e atendê-lo(a).
contato@facilitair.com.br
(31) 99777 5067