Serviços
Construção Civil & Infraestrutura

Baixa de Construção por Procedimentos Digitais

Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 1
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 1
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 2
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 3
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 4
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 5
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 6
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 7
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 8
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 9
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 10
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 11
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 12
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 13
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 14
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 15
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 16
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 17


Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais (Modelagem Tridimensional com Drones)

No dia 12 de maio de 2020, a Prefeitura de Belo Horizonte agiu de forma proativa e inovadora, definindo um novo procedimento de Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais através da Portaria SMPU Nº 022/2020 (Você pode consultar a Portaria na integra, clicando aqui). A nova metodologia adotada prevê a incorporação de Drones para a realização de mapeamentos aéreos e modelagem tridimensional dos edifícios. Os modelos tridimensionais obtidos são classificados como As-Built (do inglês, "como constrúido") - isto é, o modelo tridimensional retrata as características dos empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais. Através dos Modelos 3D, a Prefeitura de Belo Horizonte terá condições de avaliar, remotamente, o atendimento aos requisitos do Projeto Arquitetônico Aprovado - exigências tais como: afastamento frontal, afastamento(a) lateral(ais) em todos os pontos de variação, altura máxima em divisas, altura total da edificação, etc.

NOTA: No dia 04 de julho de 2020, a portaria SMPU Nº 022/2020 foi substituída pela Portaria SMPU Nº 026/2020, através da publicação de novos requerimentos no Diário Oficial do Município.


Pioneirismo e Know-How

A Facilit'Air é pioneira no desenvolvimento desta solução inovadora e já contribuiu para que diversas construtoras de Belo Horizonte se adequassem ao novo procedimento para a solicitação da Certidão de Baixa de Construção. Oferecemos soluções integradas que atendem a todos os requisitos da Portaria SMPU Nº 026/2020. Os nossos projetos possuem controle de qualidade do início ao fim - desde o alinhamento do escopo e expectativas, passando pelo trabalho de campo, até o desenvolvimento dos relatórios técnicos de entrega final. A nossa equipe é composta por Engenheiros Aeronáuticos com vasta experiência na indústria de aviação civil e desenvolvimento de soluções de engenharia através da aplicação técnica de Drones, os nossos Pilotos de Drones são capacitados conforme a legislação vigente no país (ANAC, ANATEL e DECEA) e as nossas aeronaves (Drones) contam Seguro RETA de proteção contra danos materiais e pessoais causados à terceiros. Essa combinação resulta, primeiramente, em Segurança para todos os envolvidos (contratante e contratada), além da Qualidade e Agilidade.


Disponibilizamos abaixo um exemplo de modelo tridimensional produzido por nós através do mapeamento aéreo com Drones:


Novos Requisitos para a Obtenção de Baixa de Construção por Procedimentos Digitais

O novo procedimento estabelece que, para submeter uma solicitação de Baixa de Construção, o Responsável Técnico (RT) pelo empreendimento deverá submeter novos documentos/arquivos para a análise da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo:


A Facilit'Air disponibiliza todos os arquivos e documentos já preparados para que os nossos clientes e parceiros possam submeter as solicitações diretamente à Prefeitura de Belo Horizonte, juntamente com os demais documentos que já eram solicitados anteriormente pelo órgão fiscalizador (a lista completa pode ser acessada aqui).

Verifique abaixo alguns dos modelos tridimensionais produzidos pela Facilit'Air e experimente a sensação de navegar livremente por eles:

Caso você tenha alguma dúvida sobre o novo procedimento, não hesite em nos contatar. Nós estaremos à disposição para auxiliá-lo nesta jornada.

Fale conosco!

contato@facilitair.com.br

(31) 99536 0031 - WhatsApp

(31) 99777 5067

Fale conosco pelo Whatsapp