Serviços
Construção Civil & Infraestrutura

Baixa de Construção por Procedimentos Digitais

Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 1
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 1
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 2
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 3
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 4
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 5
Baixa de Construção por Procedimentos Digitais - Foto 6


Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais (Modelagem Tridimensional com Drones)

No dia 12 de maio de 2020, a Prefeitura de Belo Horizonte agiu de forma proativa e inovadora, definindo um novo procedimento de Baixa de Construção Obtida por Procedimentos Digitais através da Portaria SMPU Nº 022/2020 (Você pode consultar a Portaria na integra, clicando aqui). A nova metodologia adotada prevê a incorporação de Drones para a realização de mapeamentos aéreos e modelagem tridimensional dos edifícios. Os modelos tridimensionais obtidos são classificados como As-Built (do inglês, "como constrúido") - isto é, o modelo tridimensional retrata as características dos empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais. Através dos Modelos 3D, a Prefeitura de Belo Horizonte terá condições de avaliar, remotamente, o atendimento aos requisitos do Projeto Arquitetônico Aprovado - exigências tais como: afastamento frontal, afastamento(a) lateral(ais) em todos os pontos de variação, altura máxima em divisas, altura total da edificação, etc.


Pioneirismo e Know-How

A Facilit'Air é pioneira no desenvolvimento desta solução inovadora e já contribuiu para que diversas construtoras de Belo Horizonte se adequassem ao novo procedimento para a solicitação da Certidão de Baixa de Construção. Oferecemos soluções integradas que atendem a todos os requisitos da Portaria SMPU nº 022/2020. Os nossos projetos possuem controle de qualidade do início ao fim - desde o alinhamento do escopo e expectativas, passando pelo trabalho de campo, até o desenvolvimento dos relatórios técnicos de entrega final. A nossa equipe é composta por Engenheiros Aeronáuticos com vasta experiência na indústria de aviação civil e desenvolvimento de soluções de engenharia através da aplicação técnica de Drones, os nossos Pilotos de Drones são capacitados conforme a legislação vigente no país (ANAC, ANATEL e DECEA) e as nossas aeronaves (Drones) contam Seguro RETA de proteção contra danos materiais e pessoais causados à terceiros. Essa combinação resulta, primeiramente, em Segurança para todos os envolvidos (contratante e contratada), além da Qualidade e Agilidade.


Disponibilizamos abaixo um exemplo de modelo tridimensional produzido por nós através do mapeamento aéreo com Drones:


Novos Requisitos para a Obtenção de Baixa de Construção por Procedimentos Digitais

O novo procedimento estabelece que, para submeter uma solicitação de Baixa de Construção, o Responsável Técnico (RT) pelo empreendimento deverá submeter novos documentos/arquivos para a análise da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo:


A Facilit'Air disponibiliza todos os arquivos e documentos já preparados para que os nossos clientes e parceiros possam submeter as solicitações diretamente à Prefeitura de Belo Horizonte, juntamente com os demais documentos que já eram solicitados anteriormente pelo órgão fiscalizador (a lista completa pode ser acessada aqui).

Caso você tenha alguma dúvida sobre o novo procedimento, não hesite em nos contatar. Nós estaremos à disposição para auxiliá-lo nesta jornada.

Fale conosco!

contato@facilitair.com.br

(31) 99536 0031 - WhatsApp

(31) 99777 5067

Fale conosco pelo Whatsapp